EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Recuperação judicial deve aumentar e negociação extrajudicial pode ser saída

Com a pressão gerada pela crise econômica da Covid-19 e queda do PIB brasileiro, as projeções apontam para um crescimento recorde, este ano, de pedidos de recuperação judicial, superando a maior marca do país, de 2016, com 1,8 mil registros.

Para o sócio sênior da LBCA, Bryan Mariath Lopes, a crise do novo coronavírus trouxe um cenário novo de “pré-insolvência” para as empresas de todos os portes, mas  a negociação extrajudicial pode ser um caminho de solução para todos os envolvidos, inclusive o Judiciário, que ficará sobrecarregado.

Segundo Bryan,  a empresa deve saber o momento certo para ingressar com pedido de recuperação judicial: “Se a empresa entra em recuperação judicial agora, não vai conseguir incluir todo o prejuízo suportado durante a pandemia, uma vez que para que a dívida seja concursal, deve ter sido contraída até a data do pedido de recuperação judicial. Em contrapartida, se a empresa aguardar o término da pandemia para pedir a recuperação judicial, pode ser tarde demais, pois, para entrar em recuperação judicial, é importante ter caixa, mas a situação atual de paralisação das atividades tem sido um momento de queima do caixa”, afirma.

O advogado lembra também que tramita no Congresso Nacional o PL 1.397/20, que estabelece medidas emergenciais para empresas em recuperação judicial durante o  estado de calamidade pública (20/3 a 31/12/20). “ O substituto do projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, cria o Sistema de Prevenção à Insolvência, pelo qual credores e devedores devem buscar extrajudicialmente renegociar suas obrigações”, explica.

Post Relacionados

Cashback na era de dados

Cashback na era dos dados

Programas de cashback deixaram de ser ferramentas promocionais pontuais. Eles passaram a ocupar um papel central nas estratégias de fidelização, personalização e monetização de plataformas

Leia Mais »