EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Citação eletrônica entra na agenda das empresas

Depois dessa fase de pandemia, que acelerou a tecnologia no âmbito do judiciário, a citação judicial  entregue presencialmente pelo Oficial de Justiça ou pelo carteiro tende a ser modalidade de exceção. A  citação eletrônica está presente no ordenamento jurídico nacional desde o antigo Código de Processo Civil de 1973,   aperfeiçoada  pelo NCPC  de 2015,   e agora passa a ser uma preocupação para as empresas.

De acordo com o NCPC, somente as microempresas e as empresas de pequeno porte não precisarão se preocupar com a citação eletrônica judicial. As demais companhias, públicas e privadas, devem proceder a um cadastro no sistema de processo eletrônico de cada tribunal, viabilizando o recebimento das citações eletrônicas,  para não perderem prazos judiciais, como alerta os sócios da LBCA.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  expediu a Resolução 234/2016, que instituiu a Plataforma de Comunicação Processual, criada em agosto  do ano passado, sendo dividida em  Plataforma Nacional de Editais, Diário de Justiça Eletrônica Nacional e o Domicílio eletrônico para fins de citação.

Ao todo, 14  Tribunais Estaduais já instituíram plataformas em seus sites para cadastro das empresas – Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro , Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe Santa Catarina e Tocantins . O acesso ao ambiente digital dos tribunais será por meio de certificado digital.

Post Relacionados

Cashback na era de dados

Cashback na era dos dados

Programas de cashback deixaram de ser ferramentas promocionais pontuais. Eles passaram a ocupar um papel central nas estratégias de fidelização, personalização e monetização de plataformas

Leia Mais »